O que são as fazendas de energia solar?

O que são as fazendas de energia solar?

A fazenda solar é um termo comumente utilizado para descrever um conjunto de painéis fotovoltaicos instalados em um campo ou área rural.

Não há um número oficial de painéis instalados ou alqueires utilizados que qualificam um projeto como uma fazenda solar, porém, o consenso é de que um conjunto de painéis fotovoltaicos para ser classificado como uma fazenda solar precisa ter mais que 1MW de potência. (aprx. De 8.000 a 10.000m² de área ocupada)

A maior fazenda solar construída até então está localizada na Califórnia e tem uma potência total de 579.000kWp.

De onde veio o termo fazenda solar?

Fazenda solar é derivado do termo “Solar Farms” que Fazenda de Energia Solar começou a ser utilizado na década de 90 quando, na Alemanha, os fazendeiros começaram a instalar painéis fotovoltaicos em lugares que antes eram destinados a plantações para produzir energia solar e vender para as distribuidoras. Isso aconteceu pois, o governo Alemão, sabiamente, incentiva a produção de energia fotovoltaica. Esses fazendeiros ficaram então conhecidos como os fazendeiros solares.

Aqui no Brasil, infelizmente, ainda não existe esta possibilidade pois somente empresas devidamente registradas podem vender energia para as distribuidoras.

Devido à falta de uma definição padronizada para fazendas solares, a maioria dos representantes da indústria e agências governamentais utilizam o termo Usina Solar para empreendimentos destinados a produção e venda de energia solar.

Fazendas de energia solar no Brasil

Infelizmente, devido a falta de uma regulamentação Fazendeiro Solar do nosso governo, no Brasil os fazendeiros que tem terra disponível para implantar uma fazenda solar não podem vender a energia diretamente para as distribuidoras. O que eles podem fazer é arrendar parte da terra deles, quando houver disponibilidade como em caso de terras áridas, para as empresas especializadas construírem uma usina solar e venderem a energia para a rede elétrica através de um leilão de energia controlado pelo governo.

As fazendas de energia solar e a crise de energia

Como a Alemanha foi a principal responsável pela introdução do conceito de fazenda solar, vamos usar eles como exemplo novamente: Em algumas regiões na Alemanha, como existe muita energia solar fotovoltaica instalada nas casas e fazendas, na hora do almoço existe um pico de produção de energia solar! A energia gerada em excesso é então usada para alimentar bombas que bombeiam a água de volta para o reservatório de uma hidroelétrica para que esta água seja usada de noite quando não temos a produção de energia solar. Precisamos falar mais?! Se o nosso governo tivesse visão e cultura provavelmente nunca mais teríamos uma crise de energia.

O futuro da energia solar e o benefício que ela traz para as cidades modernas

A energia solar é com certeza a fonte de energia renovável que está disponível em maior abundância no território brasileiro, porém, seu potencial não está sendo aproveitado. As fazendas solares são um bom caminho para aproveitar esta fonte abundante e limpa de energia, mas o maior benefício da energia solar está no que chamamos de “geração distribuída”, ou seja, produzir a energia solar no mesmo local onde você vai usar esta energia.

A energia solar é a melhor alternativa para a sua casa ou empresa

Dinheiro não nasce em árvore, porém ele pode vir do Sol! Isso mesmo, embora o governo não forneça muitos incentivos para a energia solar ela já ficou viável economicamente falando. Hoje é possível você produzir a sua energia elétrica em sua casa ou empresa com a luz grátis do Sol. Veja abaixo como funciona o sistema de energia solar conectado na rede elétrica, a forma mais eficiente e ecologicamente correta de se utilizar a energia solar:

  1. A placa solar produz energia elétrica quando a luz do sol atinge ela
  2. O Inversor transforma a energia dos painéis solares em eletricidade para ser usada na sua casa ou empresa.
  3. A energia é distribuída para a sua residência atravéz do seu quadro de luz.
  4. A energia solar é utilizada por qualquer equipamento que estiver conectado na tomada de sua casa.
  5. Se você produzir mais energia do que consumiu então o excesso de energia é injetado na rede da distribuidora gerando “créditos de energia” para abater do seu consumo durante a noite. Ou seja, dentro deste sistema permitido aqui no Brasil, você pode “trocar” energia com a rede da distribuidora e reduzir a sua conta de luz ao máximo.

Fonte: Portal do Sol

Related posts

Comentário ( 1 )

Deixar um comentário